Buscar
  • diocesedenazare

Missa presidida por Dom Lucena abre Retiro Anual do Clero, em Lagoa Seca-PB

Atualizado: Mar 7


Começou, ontem (02), em Lagoa Seca-PB, o Retiro Anual do Clero Diocesano de Nazaré. O retiro acontece no Convento Santo Antônio e segue até a sexta-feira próxima (06). A abertura oficial aconteceu, às 18h, com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, seguida do jantar e, depois, da Palavra Inicial de Dom Antonio Carlos Cruz, bispo de Caicó-RN e pregador do encontro.


Durante os dias de retiro, os padres vivenciarão momentos de meditação, oração comunitária e pessoal, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço e celebrações eucarísticas. A temática trabalhada neste ano é um convite a “desfazer-se da armadura enferrujada para sermos pastores conforme o coração do Bom Pastor”.


A proposta é aproveitar o tempo oportuno da quaresma para uma pausa nas atividades pastorais, com a finalidade de “retirar-se para o deserto”, como propõe Dom Lucena em mensagem dirigida aos sacerdotes:


“Jesus costumava interromper suas atividades e convidava os seus discípulos a se retirarem com Ele para um lugar deserto, silencioso, onde pudessem descansar e rezar juntos. Os convidados hoje de Jesus somos nós. Esforcemo-nos para criar um ambiente propício, silencioso, para esse encontro de cinco dias com Jesus. Eis a ocasião para reavivar o chamado de Deus”, instigou.


Segundo Dom Lucena, estes dias de recolhimento constituem adequada ocasião para um crescimento espiritual do ser padre, a fim de se reencontrar o vigor para o impulso pessoal, pastoral e missionário. “Aproveitar este tempo propício, comprometendo-nos a verificar que tudo, tanto na vossa vida pessoal como ministerial, seja movido pela caridade e tenda para a caridade”, pontuou.

305 visualizações

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.