Diocese de Nazaré acolhe encontro regional de formação para formadores dos seminários

A Diocese de Nazaré acolheu, entre os dias 09 e 11 de março de 2020, reitores, vice-reitores e diretores espirituais dos seminários que compõem o Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro formativo aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, e foi assessorado pelo Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos.

Participaram mais de 30 representantes das equipes de formação dos seminários, entre padres, diáconos e alguns seminaristas. Estavam presentes 16 dioceses oriundas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Seis sacerdotes representaram a equipe formativa dos dois seminários da Diocese de Nazaré. O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também marcou presença em alguns momentos e presidiu a Eucaristia de encerramento do encontro, na manhã da quarta-feira (11).

A temática trabalhada foi o acompanhamento espiritual nos seminários, tanto o que é realizado pelos diretores espirituais (a nível interno), como o que é feito em conjunto com os próprios formadores (a nível externo). A abordagem foi pautada na psicologia como elemento integrador entre as dimensões humana e espiritual no processo formativo. Conferências, trabalhos em grupo e celebrações eucarísticas integraram a programação.

Para o padre José Cleiton Barbosa (Diocese de Nazaré), diretor espiritual do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE, o encontro foi bastante enriquecedor. "Certamente, a formação dos seminários do Regional NE2 ganha bastante com essa experiência, que foi muito enriquecedora", disse.

O evento foi promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), que tem como missão estimular, acompanhar e orientar as várias iniciativas em prol das vocações e dos ministérios. Esse setor se integra com as Dimensões e Organismos da CNBB para implementar a ação evangelizadora e a formação na Igreja do Brasil, além de se relacionar com Organismos afins do CELAM e de toda a Igreja.