Buscar
  • diocesedenazare

Dom Lucena participa da 57ª Assembleia Geral da CNBB



O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, participa, nesta semana, da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), como costuma acontecer todos os anos na segunda semana da Páscoa. O evento será realizado no período de 1º a 10 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida. Este ano, a Assembleia Geral tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 - 2023. A atualização das Diretrizes Gerais, em assembleia, é uma expressão da comunhão colegial e da corresponsabilidade de todos os bispos.

A versão que os bispos aprovarão na assembleia deste ano foi produzida inicialmente pela Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023, foi objeto de sugestões e emendas dos órgãos da CNBB, como seu Conselho Permanente, dos bispos, dos organismos e pastorais da Igreja no Brasil. Sua atualização teve início ainda na 56ª AG do ano passado, quando os bispos apontaram as primeiras sugestões.

O arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos desta comissão, lembra que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua.

As DGAE 2019-2023 que os bispos aprovarão estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Eleições e outros temas – Neste ano, já considerando a reforma do Estatuto da CNBB, aprovada na 56ª AG, a presidência da CNBB será composta da seguinte maneira: Presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; Secretário-geral e Vice-secretário-geral. A assembleia também elege 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Outros temas prioritários e diversos, reuniões, comunicações, celebrações e retiro integram a pauta da Assembleia. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final, sendo uma ao papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

Rezemos pelo êxito da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. A palavra do Evangelho é dirigida às populações urbanas e rurais. O que deve a Igreja fazer para ser missionária eficaz do Evangelho? A partir das novas Diretrizes Gerais da CNBB, a nossa Diocese de Nazaré construirá um novo Plano Diocesano de Pastoral para o quadriênio 2019 - 2023.


111 visualizações

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.