Buscar
  • diocesedenazare

Formação para os COMIPAs e instruções de Contabilidade foram algumas das pautas da Reunião do Clero



O Clero de Nazaré esteve reunido na manhã de ontem (02), no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, em mais um encontro mensal com o Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que iniciou parabenizando os padres e diáconos transitórios pela presença no Retiro Anual, realizado no período de 25 a 29 de março, em Lagoa Seca-PB.

Em seguida, Dom Lucena deu as boas-vindas ao Padre Antônio Nazzari, da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, que está atuando, juntamente com o Padre Osmair Callazziol, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Limoeiro-PE. Na ocasião, também, foi apresentado o jovem Hudson Ramos, responsável pelo Secretariado de Pastoral da Diocese de Nazaré.

Hudson fez a exposição de uma ficha de cadastro online, que será usada para criar um banco de dados de todas as comissões e organismos pastorais desta Diocese. O Objetivo é facilitar a articulação junto às coordenações diocesanas dos respectivos movimentos, pastorais e serviços.


Na sequência, o responsável pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Padre Simeão Dantas, recordou a data de 28 de Abril, em que acontecerão formações missionárias para os COMIPAs em cada uma das sete Regiões Pastorais desta Igreja Particular. Uma cidade, em cada Região, irá sediar o encontro, que será assessorado por um padre, e é destinado a representantes de comunidades, movimentos, pastorais e serviços.

A proposta inicial é estudar o documento 108 da CNBB (Missão e Cooperação Missionária) e, depois, realizar encontros nas paróquias com as pessoas que irão compor os COMIPAs. Todos esses trabalhos também são em preparação para a Semana Missionária Diocesana, que vai acontecer no período de 21 a 28 de julho, em todas as Regiões. Diferente das experiências anteriores, a edição deste ano será realizada por Região Pastoral, em uma cidade a ser escolhida. Padres, seminaristas, religiosos(as) e leigos(as) estarão envolvidos na ação.


Após esse momento, Dom Francisco Lucena e o Coordenador de Pastoral, Padre Pedro Nascimento, efetuaram a entrega das Provisões relativas aos coordenadores, assessores e assistentes espirituais recém-nomeados para os mais diversos serviços pastorais da Diocese.

Por fim, os padres receberam orientações acerca de alguns ajustes que precisam ser feitos no trabalho de contabilidade realizado pelas paróquias. Esse foi um dos principais assuntos da reunião. As instruções foram dadas pelo Bispo Diocesano e pelo contador da Diocese de Nazaré, Jailson Gomes.


151 visualizações

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.