Buscar
  • diocesedenazare

Missa marca encerramento do Retiro Anual do Clero



Foi concluído, na última sexta-feira (29), o Retiro Anual do Clero, que aconteceu no Convento Irapuana, em Lagoa Seca (PB), no período de 25 a 29 de março. A Missa de encerramento foi celebrada às 09h, sob a presidência de Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito de Parnaíba-PI e pregador do encontro.

Durante os dias de retiro, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, juntamente com os padres e diáconos transitórios da Diocese de Nazaré, participaram de momentos de meditação, confissão, adoração, terço, celebrações eucarísticas, assim como orações comunitárias e pessoais.


Nas sete reflexões que realizou, abordando a temática ‘Batizados e Enviados’, Dom Alfredo foi muito claro quanto a indispensabilidade da vida de oração para a caminhada cristã dos ministros e pastores do povo de Deus, chamados a anunciar Jesus Cristo com a sua vida. “Os ministros ordenados têm a missão de serem, no mundo, sinais de Cristo, sinais de esperança e, portanto, sinais de ressurreição”, asseverou.


Em suas meditações, o bispo emérito de Parnaíba recordou, inúmeras vezes, que a vida que nasce do Evangelho – que é o próprio Cristo – não deve se afastar da realidade do povo de Deus. Pois os sacerdotes, como ministros da Igreja, devem se fazer próximos da realidade e das necessidades do rebanho que lhe foi confiado.

Para o padre José Ramos (Paróquia Santo Antônio, Tracunhaém), o retiro foi bastante rejuvenescedor, uma oportunidade de se renovar na fé e na graça de Deus. “Para mim, que ainda estou nos meus primeiros seis anos de sacerdócio, esse retiro foi fundamental, foi um divisor de águas para me confortar e me restabelecer para a minha missão; acredito que para todo mundo, até mesmo para os diáconos que estão prestes a se ordenar, não tenho dúvidas de que foi fundamental. Foi um dos retiros mais silenciosos de que eu já participei! Agradeço a Deus e a minha Diocese, e a todo o povo que esteve em oração por nós”, partilhou.


245 visualizações

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.