MECE's da Região Pastoral Surubim participam de manhã formativa

A formação para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE's) da Região Pastoral Surubim aconteceu na manhã de ontem, 11 de outubro, no Auditório do Cristal Hotel, em Surubim (PE). Cerca de 200 representantes das paróquias e áreas pastorais da referida Região participaram do encontro, que teve como tema o Documento 105 da CNBB: "Cristãos leigos e leigas, na Igreja e na Sociedade", e o lema: "Sal da terra e Luz do Mundo" ( Mt 5, 13-14).

A formação teve início às 08h, com as considerações do Pe. Arthur Alexandre, pároco de São José de Surubim. Em seguida, o aspirante ao diaconato João Júlio, da Área Pastoral Nossa Senhora Das Dores de Casinhas, conduziu um momento de oração e reflexão. Na sequência, o ministro extraordinário da eucaristia Leonardo Andrade (Casinhas-PE), também integrante das CEBs e da comissão diocesana para o Laicato, realizou a explanação do tema, apresentado as quatros dimensões propostas pelo documento: a vocação, a espiritualidade, a identidade e a missão dos cristãos leigos e leigas, como verdadeiros sujeitos eclesiais.

Após as reflexões, João Júlio retomou a temática, socializando as informações através de uma dinâmica de perguntas e respostas. Os participantes tinham que expor "algumas dificuldades nos diversos campos de atuação dos leigos e leigas" e propor "soluções luzes" para as dificuldades apresentadas.

Num segundo momento, o Pe. Cleydson Ferreira, vigário paroquial de São José de Surubim, ministrou uma palestra sobre as atribuições inerentes ao serviço dos MECE's.

O encontro encerrou às 12h. Na ocasião, Pe. Arthur agradeceu a presença de todos e ao apoio dos párocos. A bênção final foi dada pelo Monsenhor Orlando, da Paróquia de Santa Maria do Cambucá.