Dom Lucena preside Missa de encerramento dos 450 anos da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Goian

Neste Ano Jubilar do centenário de criação da Diocese de Nazaré, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana (PE), comemorou, no último domingo, 21 de outubro, os 450 anos de ereção canônica da referida comunidade paroquial. A missa solene aconteceu na manhã do domingo, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (matriz temporária), e foi presidida pelo Vigário Geral, Padre Antônio Inácio.

O celebração de encerramento do novenário foi realizada, às 16h, no Pátio da Igreja Matriz. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Após a missa, uma multidão acompanhou a procissão festiva pelas principais ruas da cidade, que foi concluída com a bênção do Santíssimo Sacramento e, em seguida, uma ciranda de confraternização.

História

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário está localizada no município de Goiana, Pernambuco. Foi fundada pelo Bispo do Brasil, Dom Frei Antonio Barreiros, provavelmente quando de sua visita pastoral à capitania de Itamaracá no ano de 1568, a quem pertencia, então, a povoação de Goiana. Consta no livro Razão do Estado de Brasil que, em 1612, Itamaracá contava com duas freguesias: uma na própria ilha, Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha, e outra em Goiana. A Paróquia é considerada patrimônio histórico nacional pelo IPHAN desde 1938.