Campanha Missionária: Eu e minha comunidade cooperando com a Missão da Trindade no mundo

O mês de outubro quer nos animar na realização e cooperação com as atividades missionárias desenvolvidas no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história. Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).

Neste próximo final de semana, dias 20 e 21 de outubro, a Igreja do Brasil realiza a Coleta Missionária durante as celebrações em todas as dioceses. As contribuições arrecadadas beneficiam centenas de projetos para milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

O gesto, segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Inter-eclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias, é feito para sensibilizar e dizer àqueles lugares que já tem uma evangelização mais fortalecida que não podem ficar contentes somente com o seu trabalho e seus passos. “A Coleta Missionária visa despertar esta sensibilidade e poder ajudar tantas regiões mais necessitadas de missionários e de recursos que a nossa como, por exemplo, a África, a Ásia, e algumas regiões da América Latina, como o Haiti”, reforçou dom Esmeraldo.

O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

É necessário compreender que precisamos bem viver a nossa vocação, cooperando, alegremente, com a missão de Deus, tanto na oração como na colaboração, partilhando nossos bens com muitos missionários e missionárias espalhados mundo a fora e que precisam da nossa contribuição. Nesse sentido, somos animados com o que nos diz o Decreto Ad Gentes n. 29: “A atividade missionária é a principal e a mais sagrada atividade da Igreja”, e o próprio Papa Francisco: missão “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (EG 268).

Para o responsável pela Dimensão Missionária na Diocese de Nazaré-PE, Padre Simeão Dantas, "é de fundamental importância vivenciarmos esta Coleta Missionária e conscientizarmos nossas comunidades, pastorais, movimentos e serviços acerca desta ação concreta neste mês missionário, principalmente agora que estamos animados para criar o COMIPA em nossas paróquias", partilhou.

* Com informações das POM