MECE's da Região Pastoral Limoeiro participam de manhã formativa

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE's) da Região Pastoral Limoeiro (Diocese de Nazaré) participaram, ontem, 30 de setembro, de uma manhã de formação e partilha. O encontro aconteceu no Salão Paroquial da Matriz de São Sebastião, em Limoeiro (PE), e contou com a assessoria do Pe. José Raimundo Barbosa e dos seminaristas Ronaldo e Samuel. Setenta e oito MECE's das nove paróquias da referida Região Pastoral participaram do momento formativo.

O encontro foi dividido em dois momentos. Inicialmente, houve uma reflexão coletiva acerca do papel do leigo(a) na sociedade e na Igreja. Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos, que abordaram questões práticas referentes à função dos ministros da eucaristia.

Alguns dos atributos dos MECE's são: auxiliar o sacerdote nas celebrações eucarísticas; celebrar a Palavra em caso de necessidades pastorais; celebração das exéquias; expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943; zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito, dentre outros.