Bispos do Regional NE2 participam de encontro fraterno

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, o Bispo de Nazaré Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena participou de um encontro fraterno juntamente com os demais bispos do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento de convivência aconteceu em Japaratinga, no estado de Alagoas.

O encontro acontece anualmente, e serve como um espaço de partilha e interação entre os (arce)bispos, que têm a possibilidade de conviver e discutir sobre diversas questões referentes às realidades de suas (arqui)dioceses, bem como do cotidiano em geral. Celebrações eucarísticas também integraram a programação.

No dia 26 foi realizada uma visita à Serra da Barriga-AL, Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Oásis de Zumbi, onde milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Lá viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695. Um local interessante, belo, mas palco de tristes acontecimentos de nossa história.

A Serra da Barriga é cenário das comemorações da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra é 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Brasil.