Reitor do Seminário Maior da Diocese de Nazaré participa de curso sobre Formação Missionária nos Sem

O Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), está sediando um curso sobre Formação Missionária nos Seminários, que acontece no período de 24 a 28 de setembro. O encontro é voltado para Bispos, Reitores e Formadores dos seminários e casas de formação, bem como para seminaristas, e tem como foco a formação missionária dos presbíteros diocesanos. Da Diocese de Nazaré (PE), está presente o Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Padre Marisaldo Barbosa.

O objetivo é subsidiar os responsáveis pela formação dos futuros presbíteros e proporcionar-lhes espaços de aprofundamento, reflexão, partilha e orientações no que se refere ao eixo do processo formativo dos futuros presbíteros, que é a missionariedade, em conformidade com a Ratio Fundamentalis, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e as Diretrizes atualizadas da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil, em comunhão com a “Igreja em estado permanente de missão”. O curso para formadores pretende trazer muitos horizontes para a vida missionária nos seminários do Brasil.

Neste encontro, também está sendo repassada a ação missionária desenvolvida no Seminário Maior da Diocese de Nazaré, que dispõe da participação atuante do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) com o total apoio do Reitor e do Bispo Diocesano Dom Francisco Lucena. O COMISE é uma ajuda importante no cultivo da espiritualidade, na prática e na identidade missionária dentro dos seminários, uma vez que a missionariedade (como base da vida cristã) é uma das dimensões da formação presbiteral.

A formação conta com assessoria de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, e de dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.