Coordenações paroquiais da Catequese participam de Encontro Diocesano, em Carpina (PE)

Nos dias 22 e 23 de setembro, as Comissões Paroquiais da Catequese estiveram reunidas no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE), para um Encontro Diocesano de espiritualidade e formação. A temática abordada foi 'Catequese e Comunicação', e o lema: "Proclamarei coisas escondidas desde a fundação do mundo" (Mt 13,35). As quatro Regiões Pastorais da Diocese foram representadas por mais de 80 coordenadores(as) paroquiais das catequeses da Crisma, Eucaristia e Batismo.

O encontro começou na manhã do sábado, 22, às 08h, com o café da manhã, e seguiu até às 12h do dia seguinte, sendo encerrado como o almoço. A Missa de encerramento aconteceu às 11h do domingo, 23, e foi presidida pelo coordenador da comissão diocesana de animação bíblico-catequética, o Padre Ailton Maciel da Silva (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, João Alfredo-PE). O coordenador diocesano de pastoral, Pe. Pedro Francisco (Paróquia do Divino Espírito Santo, Paudalho-PE), também marcou presença.

Para refletir sobre a comunicação na catequese, dentro de uma metodologia de inspiração catecumenal, foram trabalhados os seguintes tópicos: a comunicação do ser de Deus na história da salvação; a teoria da comunicação como instrumento necessário ao planejamento e execução da metodologia de inspiração catecumenal; o cotidiano como espaço privilegiado de comunicação entre Deus e a humanidade; o desejo divino de construir uma relação amorosa e eterna. Dinâmicas, palestras e vivências também integraram a programação.

As duas primeiras palestras foram realizadas no sábado, uma pela manhã e outra pela tarde. A primeira, às 09h30, foi ministrada pelo seminarista Romário Silva, que discorreu sobre: 'Revelação Divina: Comunicação do amor eterno'. A segunda, às 15h30, foi trabalhada pelo seminarista Marcílio Emmanuel, que enfocou aspectos relacionados à 'Teoria da Comunicação: a linguagem e seus sistemas'. A terceira palestra aconteceu na manhã do domingo, às 08h, com a Ir. Mery Elizabeth (Paulinas), que explorou a seguinte temática: 'Vida - experiência e comunicação do Mistério'.

Também houve uma Roda de Conversa entre os catequistas, com a finalidade de gerar um diálogo acerca das realidades de formação catequética nas diversas paróquias da Diocese de Nazaré. Para tal, foram organizados grupos com membros de diferentes regiões pastorais, com o propósito de enriquecer as partilhas e as experiências.