Funcionários paroquiais da Região Pastoral Limoeiro participam de Oficina de Prática Financeira

No dia de ontem, terça-feira, 18 de setembro, funcionários da Região Pastoral Limoeiro (Diocese de Nazaré) participaram da Oficina de Prática Financeira, que está sendo desenvolvida pela Visão Legal – Empresa que trabalha com Consultoria para o Terceiro Setor. O objetivo é informatizar os processos financeiros que são realizados em todas as paróquias da Diocese e integrá-los com a contabilidade. Treze participantes das nove paróquias da referida Região Pastoral, além de dois representantes do Escritório de Contabilidade, estiveram no treinamento, que aconteceu das 09h às 18h, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE). O Bispo Diocesano Dom Francisco Lucena também esteve presente na parte da manhã.

Sob a assessoria das consultoras Ivaneide Ferreira e Sanete Félix, o encontro seguiu o mesmo roteiro do que foi realizado na Região Carpina, no dia 27 de agosto: apresentação teórica do sistema de Gerenciamento Financeiro; prática com a alimentação do sistema e com a movimentação financeira da Paróquia (caixa e bancos), bem como a emissão de relatórios gerenciais. Haverá um pós-encontro previsto para o mês de outubro, com a finalidade de avaliar, junto aos funcionários, a aplicabilidade do método financeiro durante esse período.

Pós-encontro Região Pastoral Carpina

Nesta quarta-feira, 19 de setembro, os funcionários da Região Pastoral Carpina estão reunidos, mais uma vez, com a assessoria da Visão Legal, para um dia de conferência e avaliação do método financeiro. Doze pessoas estão participando do encontro avaliativo, que começou às 09h, no Centro Pastoral, e segue até às 16h deste dia. O Bispo Diocesano Dom Francisco Lucena também marcou presença.

O objetivo é consolidar as informações repassadas na primeira formação e reforçar os tópicos que necessitam de atualização. Na parte da manhã, as consultoras realizaram uma retrospectiva dos trabalhos realizados durante o mês, além de uma apresentação teórica e uma conferência das atividades executadas pelos secretários. A programação da tarde segue com a finalização das atividades iniciadas no período da manhã.

O primeiro treinamento desse grupo aconteceu no dia 27 de agosto do corrente ano. Após este segundo encontro, os funcionários desta Região Pastoral continuarão sendo assessorados, até o fim do ano, via telefone e e-mail.

Visão Legal

Há 15 anos, a Visão Legal implementa a cultura do controle administrativo e financeiro nas Organizações da Sociedade Civil. Sua missão é cooperar com o avanço na profissionalização da gestão das Organizações Religiosas através dos seguintes serviços: Gestão da Tesouraria, Palestras, Treinamentos, Diagnósticos, Manual Administrativo, Manual Contábil, Mentoria, Gerenciamento de Projetos, Estatutos, Atas, Obtenção e Gestão do CEBAS.

Para mais informações:

visaolegalassociados@gmail.com