Diocese de Nazaré realiza DNJ no próximo domingo (16)

“Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33) - Lema do DNJ 2018

No próximo domingo, 16 de setembro, a Igreja de Nazaré estará celebrando o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento acontece na quadra de esportes da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata (PE), a partir das 08h. O Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena estará presente e presidirá a Santa Missa do encontro.

O DNJ acontece em todo o país, todos os anos, normalmente no último domingo do mês de outubro; exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada. A edição deste ano, por exemplo, está marcada para o dia 21 de outubro. Na Diocese de Nazaré, a data foi antecipada para o dia 16 de setembro, em virtude das festividades dos 100 Anos.

A cada ano, o dia da juventude é estruturado em torno de uma temática específica, que deve ser debatida e aprofundada pelos diversos grupos e movimentos juvenis, em cada paróquia. Na Diocese de Nazaré, o evento será motivado pelo tema: “Como irmãos, venceremos a violência”, que mantém consonância com a temática oficial do DNJ 2018: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”; e com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e superação da violência”.

O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e o importante papel do jovem nesse processo. Para tanto, sugere-se a reflexão de tópicos importantes: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Em preparação para a celebração diocesana do Dia Nacional da Juventude (no próximo dia 16 de setembro), foi organizado pelo Setor Juventude, nas Regiões Pastorais da Diocese de Nazaré, o chamado "Pré-DNJ".

Mádson Santana, um dos organizadores do evento, fala de sua expectativa para o Dia Nacional da Juventude na Diocese de Nazaré. "Que seja um encontro marcado por grandes momentos e com uma considerável representação dos jovens da nossa Diocese, sobretudo por causa das comemorações do centenário", expressou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

08h00 - ACOLHIDA (concetração na Igreja de São Francisco, próximo à escola Dom Ricardo Vilela).

08h30 - SAÍDA DO ARRASTÃO – BANDA FILHOS DA LUZ

10h00 - CHEGADA NA QUADRA DE APLICAÇÃO

10h30 - APRESENTAÇÃO DO DNJ ( BREVE HISTORIA) - PJ

10h40 - LOUVOR

11h00 - MISSA

12h00 - ALMOÇO E ADORAÇÃO AO S.S.

13h00 - RETORNO COM A BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

13h40 - LOUVOR

14h00 - PREGAÇÃO COM SEU LUCAS

14h45 - APRESENTAÇÃO (COMUNIDADE CRUX SACRA)