Dom Lucena participa de encontro dos bispos do Nordeste, em Fortaleza (CE)

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo diocesano de Nazaré, é um dos 82 bispos presentes no Encontro dos Bispos da Região Nordeste do Brasil. O evento, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está acontecendo, desde a terça-feira (07), no hotel do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza-CE.

O objetivo do encontro, que segue até a sexta-feira (10), é debater e refletir sobre a conjuntura eclesial e social da Igreja no Nordeste, em seus 5 regionais. Os prelados querem construir linhas comuns de evangelização para o Nordeste, mas também despertar uma comunhão maior da CNBB para com as igrejas particulares da região.

Na manhã da quarta-feira (08), o Professor Cândido (UCSAL) discorreu sobre os aspectos históricos relevantes para compreender a ação da Igreja no Nordeste; e a Dra. Tânia Bacelar de Araújo, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou para os Bispos uma análise de conjuntura da realidade sócio-política do Brasil.

Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, o cardeal paulista Sérgio da Rocha está à frente do Encontro, que reúne bispos dos nove estados do território nordestino. Segundo o cardeal, os 82 bispos têm a missão de buscar compreender a presença da Igreja Católica na extensão de toda a Região Nordeste, mas não só. Querem aproximar os fiéis dos ensinamentos de Jesus.

"Estamos nesse primeiro momento de análise da realidade social do Nordeste. Vamos ter uma caminhada da Igreja na Região pelo ponto de vista histórico", avisa. Após este início, a busca será por uma reflexão mais teológica da missão.

Ainda conforme o presidente da CNBB, haverá um momento de orientações de pastorais como formas de aproximar o católico da fé que, segundo a Bíblia, foi ensinada por Jesus Cristo. "Não se trata de um projeto pastoral específico. A meta é estudar os critérios ou linhas de orientação sobre a missão da igreja no Nordeste", define.

Para isso, continua, “vamos analisar a realidade social do Nordeste, sob o ponto de vista social, político, econômico e cultural, sem a pretensão de esgotar, já que a realidade é complexa e exige um longo estudo".

Além dos epíscopos, também estão presentes cinco secretários regionais, três assessores, um ecônomo e um representante da Adveniat, projeto que apoia o trabalho da Igreja Católica na América latina e no Caribe.

Com informações dos sites: cnbbne4 | o povo | diocesedeparnaiba