Coral dos 100 Anos é uma das atrações para a celebração do centenário

O Coral dos 100 Anos é uma das grandes atrações para a celebração do jubileu centenário da Diocese de Nazaré, que será comemorado no próximo dia 05 de agosto, domingo, às 16h, na Praça da Catedral, em Nazaré da Mata (PE). O coro é diocesano. Formado por mais de 100 vozes, que representam cada uma das 39 paróquias e 04 áreas pastorais desta Diocese.

O idealizador do projeto foi o padre José Ramos (vigário da Paróquia de Santo Antônio, em Carpina), com a aprovação e motivação do bispo diocesano Dom Francisco Lucena, e da Comissão para as comemorações do centenário. Pe. José Ramos conta como surgiu a inspiração. “A proposta inicial foi reunir 100 vozes, que representassem a Diocese e trouxessem um diferencial para esta celebração tão importante do centenário de sua criação. Mas esse número ultrapassou! Hoje, eu não chamo mais coro das 100 vozes, mas o coral diocesano dos 100 anos”, partilhou. A equipe é formada, ainda, pelos padres Antônio Lucena (pároco de São José, em Vertentes) e Magno Anacleto (vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana).

O coral foi montado para cantar, exclusivamente, na solene concelebração eucarística do centenário, que será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani d’Aniello, e reunirá caravanas de todos os cantos desta e de outras Dioceses. Os ensaios aconteceram, mensalmente, aos sábados, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE). O último será realizado no próximo dia 04, sábado, no local do evento, em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o padre José Ramos, os fiéis podem esperar do coral dos 100 anos a emoção da voz. A emoção de vozes que se fundirão com as da assembleia em cânticos de louvor e celebração ao Senhor, pelos feitos e conquistas alcançadas nessa trajetória centenária da Igreja de Nazaré. “Não é um coral que dá espetáculo. É um coral que motiva as pessoas a cantarem junto. Não é uma proposta de se ouvir, apenas. O coro vai comandar o ritmo, mas todos estarão participando, cantando e celebrando também”, comentou.