Delegação da Diocese de Nazaré participa de Encontro Regional da Pastoral da Juventude

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, aconteceu, na Arquidiocese de Olinda e Recife, o 12° Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ). Participaram do encontro as lideranças (arqui)diocesanas da PJ de todo o Regional, inclusive uma delegação representativa da centenária Diocese de Nazaré. O objetivo foi afirmar a esperança, fortalecer a identidade e avançar na articulação e comunhão dos processos de evangelização.

O tema da 12ª edição do ERPJ foi: "Na construção do Reino, partimos com esperança ao encontro da Missão"; e o lema: "Cremos na aventura do Amor". A temática abordada apontou o elemento fundamental desta caminhada enquanto Pastoral da Juventude: o horizonte do Reino, traduzido como outro mundo possível – a Civilização do Amor. Ao anunciar “partimos”, expõe-se o sentido de se pôr em saída, de caminhar, e também de repartir, partilhar. Ir “ao encontro da Missão” é encontrar-se com a sua identidade Pastoral, com a juventude, com o outro e o com as lutas a que esta realidade chama. Por sua vez, o lema reafirma a crença no amor como força que deve nutrir a fé e o ânimo para a missão. A PJ busca inspiração no grande profeta de Deus, Dom Helder Câmara.

O assessor diocesano da PJ, o seminarista Marcílio Souza, fala um pouco de sua experiência. “Foi um encontro onde pudemos fazer fraternidade com as demais dioceses que estiveram presentes. Nosso objetivo foi fortalecer laços de amizade, principal motivo para a existência de uma Pastoral da Juventude engajada e atuante na nossa diocese, através de seus grupos de base. Contamos com o apoio da coordenação regional para nos auxiliar na nossa estruturação diocesana”, partilhou.