Seminaristas representam a Diocese de Nazaré na 10ª edição do FORMISE

Dois seminaristas da Diocese de Nazaré estiveram presentes na 10ª edição do FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas), realizado no período de 01 a 05 de julho, em São Luís (MA). Mais de 130 representantes de 17 Regionais da CNBB participaram do encontro. Religiosos, padres e bispos também marcaram presença.

Da Igreja de Nazaré, participaram Júlio César (1° ano de Teologia) e Júnior Rodrigues (2° ano de Teologia e coordenador do COMISE – “Conselho Missionário do Seminário”). A criação desse Conselho foi iniciativa da Pontifícia União Missionária, visando colaborar com a formação e animação missionária nos seminários e casas de formação.

Durante o FORMISE, os dois seminaristas tiveram a oportunidade de testemunhar as experiências do COMISE no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e as ações missionárias que têm sido desenvolvidas na centenária Diocese de Nazaré. “Que a paixão pela missão possa estar sempre presente na vida e na caminhada de cada seminarista”, expressou Júnior Rodrigues. Eles também puderam escutar testemunhos de trabalhos realizados em outras regiões do País, no tocante à missão Ad Gentes.

Júlio César fala, entusiasmado, dos aprendizados que obteve através do encontro. “Foi um momento bastante singular, a partir do testemunho e reflexão dos assessores e seminaristas, que partilharam sobre as alegrias da evangelização. Essas motivações nos impulsionam a desejar ampliar os horizontes da missão, ir ao encontro daqueles que, mesmo estando tão perto de nós, ainda não conhecem as alegrias do Evangelho”, pontou o estudante de Teologia, citando uma declaração de Dom Peruzzo: “Se não há alegria, a mensagem não faz parte da interioridade”.

Para o seminarista, a disposição missionária é enfraquecida, muitas vezes, por nos apegarmos às coisas secundárias. Nessas circunstâncias, ele comenta, a própria missão acaba se encarregando de inspirar e resgatar as potencialidades.

“A formação não pode ter somente a primazia intelectual”. Partindo da declaração do presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Internacional da CNBB, Dom Esmeraldo, em seu discurso de abertura, o seminarista Júnior Rodrigues cita necessidades que lhe parecem urgentes. “Precisamos de uma comunidade missionária, de uma Igreja em saída, que rompa com a acomodação, que parte para o encontro, e que partilha a vida com a humanidade. Quando deixamos de ser sujeitos de missão, deixamos de assumir o nosso compromisso e responsabilidade enquanto cristãos”, alegou.

Em sua opinião, é indiscutível a necessidade de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros, em vista de um autêntico espírito missionário.

Todos os momentos de estudo e reflexão do 10º FORMISE foram centrados na seguinte temática: “A Alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão”; e no lema: “Ardia os nossos corações quando Ele nos explicava as Escrituras pelo caminho” (Lc 24, 32). Desta vez, o encontro foi realizado não somente a nível Nordeste, mas teve uma abrangência Nacional. A finalidade foi celebrar, conjuntamente, os 10 anos de existência desse trabalho formativo missionário destinado a seminaristas de teologia e filosofia, diocesanos e religiosos.

No último dia do evento, os seminaristas participaram de um passeio, e tiveram a oportunidade de conhecer vários pontos turísticos de São Luís. A programação foi encerrada oficialmente, à noite, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), com momento cultural em comemoração aos 10 anos do FORMISE.