Seminaristas da Diocese de Nazaré participam da 10ª edição do Formise

Dois seminaristas da Diocese de Nazaré estão participando da 10ª Formação Missionária para Seminaristas (Formise) Nacional e Nordeste, na cidade de São Luís (MA). O encontro começou no último domingo, 01 de julho, e segue até a quinta-feira (5). Dezessete regionais do Brasil estão sendo representados por 132 participantes. Da Igreja de Nazaré, estão presentes os seminaristas Júlio César e Júnior Rodrigues (coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas - Comise).

O Formise celebra os dez anos de sua edição com o tema “A alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão”, e o lema “Ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24, 32). A proposta do encontro é intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Celebrações, grupos de estudo, conferências, oficinas, partilhas missionárias e noite cultural integram a programação.

Destinado a seminaristas de teologia e filosofia, diocesanos e religiosos, o 10º Formise Nacional e Nordeste está em sintonia com a Igreja no Brasil e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2015-2019), que aponta como primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão. Além disso, partindo das reflexões e propostas do 4º Congresso Missionário Nacional, expõe a necessidade de intensificar a formação missionária nas Casas de Formação, tendo em vista o aumento do ardor missionário que brota do batismo.

Dom Esmeraldo Barreto, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Internacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa do encontro.

A formação é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB), o Regional Nordeste 5 e o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).

“A Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo!” (Papa Francisco)

Fonte: com informações da CNBB, Vatican News e Pontifícias Obras Missionárias