Ordenação episcopal de monsenhor Limacêdo acontece na Catedral de Nazaré

No dia 04 de abril do corrente ano, o Papa Francisco nomeou o padre Limacêdo Antônio como Bispo Titular de Salde e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Assim, a Diocese de Nazaré, neste seu jubileu centenário, e a Arquidiocese de Olinda e Recife têm a alegria de convidar todo o povo de Deus para a Ordenação Episcopal de Monsenhor Limacêdo Antônio da Silva, que acontecerá no dia 10 de junho, às 16h, na Catedral diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata (PE).

O bispo ordenante será Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Nazaré. Participarão da cerimônia, também, os bispos coordenantes Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, arcebispo de Olinda e Recife; e Dom Severino Batista de França, OFMCap, bispo emérito de Nazaré.

Dom Lucena expressa sua alegria por esse acontecimento tão importante, que também marca as comemorações do Jubileu Centenário da Igreja Particular de Nazaré. "Esta querida Diocese de Nazaré, filha da Arquidiocese de Olinda e Recife, gerou para o sacerdócio ministerial esse futuro bispo auxiliar, sucessor dos Apóstolos. Queremos manifestar a toda a Arquidiocese de Olinda e Recife, neste nosso Ano Jubilar dos 100 Anos de Criação (1918-2018), nossa ação de graças a Deus por nos proporcionar mais esta alegria; desta vez, por receber como seu bispo auxiliar esse nosso precioso colaborador", declarou.

E prosseguiu: "Congratulamo-nos com o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo de Olinda e Recife-PE, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que contará com o Pe. Limacêdo Antônio da Silva no serviço da evangelização. Fazemos votos que o exercício do ministério episcopal, confiado por Deus ao Reverendo Pe. Limacêdo, seja fecundo, sob a proteção da Virgem Maria e de seu padroeiro arquidiocesano, Santo Antônio", finalizou.

Em entrevista concedida à Pascom da Diocese de Nazaré (no dia 29 de abril de 2018), Monsenhor Limacêdo Antônio fala, com satisfação, de sua eleição e ordenação como bispo auxiliar de Olinda e Recife. "Eu vejo como algo não só para mim, visto que toda a Diocese (de Nazaré) vai comigo: os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos(as), leigos(as), todas as famílias, movimentos e pastorais. Vamos todos juntos! É uma grande alegria, uma grande satisfação, mas também um grande tremor, porque sabemos que a missão é grande: a de ser colaborador de Dom Saburido naquela Arquidiocese. Contudo, estamos aqui para servir sem medo, como nos anima o lema da Diocese, neste ano do seu centenário", partilhou.

Histórico

O Pe. Limacêdo, nascido em 29 de setembro de 1960, é natural de Nazaré da Mata-PE. É filho de José Antônio da Silva (falecido) e Maria José da Silva. Cursou Filosofia no Instituto Missionário Estrela Missionária, no Rio de Janeiro-RJ, e Teologia no Mosteiro de São Bento, em Olinda-PE. É, ainda, Mestre e Doutor em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. A temática de sua dissertação foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”. Incardinado na Diocese de Nazaré-PE, foi ordenado presbítero em 12 de janeiro de 1986, na cidade de Limoeiro-PE.

Como sacerdote, foi Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. da Apresentação, em Limoeiro-PE (1986-1987); Assessor da Juventude do Meio Popular (1986-1989); Pároco da Paróquia São José, em Vertentes-PE (1987-1995); Assessor da Infância Missionária (1995-2000); Assessor das CEBs (1988-1995); Pároco da Paróquia São Sebastião, em Machados-PE (1995-2001); Coordenador Diocesano de Pastoral (1995-2001 e 2008-2015); Assessor do COMIRE NE2 (2009-2013); Membro do Conselho Pastoral (1995-2001); Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Paudalho-PE (2008-2014); Assessor Pastoral dos Catadores (2008-2018); Professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda (2009); Professor de Eclesiologia, Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos no ITEC, em Caruaru-PE (2011-2012); Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE (2015-2017) e, atualmente, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Aliança-PE (2017-2018).

A missão do Bispo Auxiliar é ser testemunha visível do Ressuscitado e servidor dos irmãos e irmãs, para santificá-los com o seu estilo de vida, conforme o estilo de vida de Jesus e a sua disposição em servir a comunidade diocesana para a qual foi enviado. A tomada de posse do ofício de bispo auxiliar de Olinda e Recife dar-se-á no dia 30 de junho, na Catedral da Sé de Olinda, quando então passará a colaborar com o bispo Dom Fernando Saburido nas questões administrativas e litúrgicas da Arquidiocese.

Contatos para mais informações:

Sra. Zita - Cúria Diocesana, Nazaré da Mata-PE

E-mail: diocesedenazare@hotmail.com