Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023

 

Igreja, somos todos a caminho!

O novo Plano Diocesano de Pastoral (para o quadriênio 2020-2023) é fruto da 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada entre os dias 08 e 09 de novembro de 2019, no Centro Pastoral, em Carpina-PE. 

Seus objetivos gerais, em total consonância com o das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), enfatizam a evangelização num contexto cada vez mais urbanizado e a formação de discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias. A evangélica opção preferencial pelos pobres e o cuidado com a casa comum também integram os objetivos.

Na introdução do documento, há um apelo do bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, para, sem medo, "... tomar iniciativas, ir ao encontro, procurar os afastados, chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos para casa e criar comunidades eclesiais”.

Foram definidas ações, metas e estratégias para os quatro pilares apontados pelas Diretrizes Gerais, conforme o ideal da casa-comunidade: Palavra (iniciação à vida cristã e animação bíblica), Pão (liturgia e espiritualidade), Caridade (serviço à vida plena) e Ação Missionária (estado permanente de missão).

Algumas das definições compreendem: a descentralização dos ambientes de evangelização e a formação de pequenas comunidades eclesiais missionárias; ações para uma igreja em saída; a iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal; a promoção da piedade popular; o fortalecimento e ampliação das escolas da fé e círculos bíblicos; a criação e organização do setor diocesano das pastorais sociais; o investimento na formação de MECEs, ministros da Palavra e de lideranças para a animação litúrgica e para a missão, dentre outras.

Faça download do arquivo:

Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.