Paróquia de Sant'Ana celebrará 260 anos de fundação

No próximo dia 29 de dezembro de 2017, sexta-feira, às 19h, a Paróquia de Sant’Ana, em Bom Jardim-PE, celebrará os seus 260 anos de fundação. Os bonjardinenses e todos os fiéis devotos da Senhora Sant’Ana renderão graças a Deus e participarão da solene concelebração eucarística jubilar presidida pelo Bispo Diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

Sua história

Foi na metade do século XVIII, que tudo começou, quando um colonizador português (cujo nome a nossa história não registrou) mandou edificar uma capela dedicada a sua santa de devoção, a Senhora Sant’Ana, pós receber do Donatário de Itamaracá Pero Vaz de Souza uma sesmaria. O sentimento religioso impulsionou o rico fazendeiro a contratar um sacerdote para dar assistência religiosa aos poucos moradores do lugar.

Só em 1757, é que a solicitação foi atendida pelo Regente Eclesiástico de Olinda D. Frei Luiz de Santa Tereza, sendo enviado ao lugarejo o Vigário José Inácio Teixeira, aos 24 dias do mês de novembro do mesmo ano, formando por Ato da Mesa da Consciência e Ordens, a Freguesia ou Curato de Sant’Ana, bem como, a Paróquia, que recebera o mesmo nome.

Em 1874, uma Companhia italiano, dirigida pelo Frei Cassiano de Messina, veio reconstruir o templo da Matriz de Sant’Ana que se tornara pequena para os moradores do lugar que aumentava a consideravelmente. A reforma da igreja veio a ser concluído no ano de 1876, com uma construção imponente, em estilo toscano, filiando-se praticamente, sem exceções a outros exemplos coloniais, a um só partido de planta: a Matriz tem fachada para o poente e mede 44 metros de comprimento por 20 de largura, com nave única, com telhado elevado e com corredores laterais respondendo a necessidade de uma circulação, com o coro alto sobre a entrada, o coro e as torres sineiras, cuja planta poligonal ou circular revela um raro modelo de igreja com nave única e capela-mor profunda.