Paróquia de Nossa Senhora do Carmo

 

A Comunidade Nossa Sra. do Carmo foi fundada no ano de 1992, sob a orientação e acompanhamento do Padre Olindo Furlanetto - missionário Italiano, que naquele ano era o então pároco da Paróquia de Nossa Sra. da Apresentação.

 

Neste mesmo ano a recém-criada comunidade acenava à missão da Igreja através dos Encontros de Irmãos - com base nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), reunindo leigos e famílias. Logo em seguida foram formados a primeira turma de Catequese e o primeiro grupo jovem da comunidade – Juventude Unida à Procura da Paz, que se encontravam no CCI (Centro de Convivência dos Idosos), eram os primeiros passos daquela semente Carmelitana. 

 

Desejando viver ainda mais a mística, a espiritualidade e a devoção a Nossa Senhora do Carmo, foi fundada ainda em 1992 o grupo da Fraternidade Carmelita, sob a orientação e acompanhamento da Ordem do Carmo do Recife (Frades Carmelitas).

 

No ano de 1993, foi realizado o Iº Novenário dedicado a Nossa Senhora do Carmo. Neste mesmo ano foi iniciada a construção da Capela que em 2015 tornar-se sede da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

 

Em 28 de Fevereiro de 2011 nascia em Limoeiro a Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo, criada por decreto Episcopal de sua Excelência Dom Frei Severino Batista de França - OfmCap, Bispo da Diocese de Nazaré – PE, a qual tinha como missão ser “Igreja peregrina é missionária por natureza, porque toma sua origem da missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai” (Documento de Aparecida - A MISSÃO DOS DISCÍPULOS A SERVIÇO DA VIDA PLENA / CAPÍTULO 7 – 347), composta por 14 comunidades localizadas nas zonas rural e urbana da cidade, tendo como sede a Comunidade de Nossa Senhora do Carmo.

 

Com a criação da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo foi instalada a Comunidade Dom Hélder Câmara dos Religiosos da Congregação Pobres Servos da Divina Providência (Calabrianos), a qual foi confiada à cura pastoral, composta inicialmente por Padre Gilson Carlos Bertamoni, então administrador da Área Pastoral, Irmão Roque Kasmirski e Irmão Ednaldo de Jesus Santos.

 

Atualmente a Área Pastoral atende 17 comunidades onde são desenvolvidas atividades pastorais e sociais, que anunciam o evangelho e o carisma Calabriano através dos religiosos presentes.

 

No dia 19 de julho de 2015 a Área Pastoral será elevada a Paróquia durante os festejos de N. Sra. do Carmo pela bênção de Dom Frei Severino Batista de França, bispo Diocesano de Nazaré.

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.