"Disso resultou que, como numa árvore frondosa e admiravelmente variegada na seara do Senhor - e isto em virtude do germe divinamente plantado -, floresceu diversas modalidades de vida solitária e comum, assim como as várias famílias, as quais vão aumentando tanto para proveito dos próprios membros quanto para o bem de todo o corpo de Cristo"(CIC., pág. 262, §917)

 

Em poucas palavras, essa frase sintetiza a raiz e a essência do Movimento Treinamento de Liderança Cristã (M.T.L.C.) e sua história na Diocese de Nazaré. Formamos uma grande árvore com múltiplos frutos, uma grande família que tem como raiz, o amor e o compromisso com Jesus Cristo e sua Igreja.

O M.T.L.C. tem por objetivo “dinamizar e aprofundar a fé, tornando-a resposta pessoal e comunitária, assumindo compromisso com Cristo e sua Igreja”, através do conhecimento  maior do Evangelho em confronto com a realidade, bem como através do exercício da liderança e testemunho nas diversas dimensões da vida.

O M.T.L.C, fundando a quase 50 anos pelo padre jesuíta Haroldo Hans na cidade de Campinas-SP, foi implantado em nossa diocese no ano de 2011, pela desejo do nosso Bispo Emérito Dom Severino. Apesar de implantado em 2011, nossa história começa um pouco antes (2010), quando alguns jovens e padres (Pe. Severino João e Pe. Paulo Correia) de nossa diocese foram enviados para Maceió com o objetivo de fazer o curso e implantar o movimento em nossa diocese.

 

Nosso primeiro curso foi realizado em 2011 no Centro de Pastoral Dom Manuel Lisboa em Carpina, graças ao trabalho incansável e profincuo de Dom Severino, de nossos jovens e dos padres (Pe. Severino João e Pe. Paulo Correia), que juntamente com os jovens e casais do M.T.L.C. de Maceió, semearam essa semente de amor em nossa Diocese. No primeiro curso, contamos com a partipação de 45 pessoas (jovens, em sua maioria, e alguns poucos casais) oriundos de 10 paróquias (Carpina, Chã de Alegria, Condado, Glória do Goitá, Goiana, Limoeiro, Nazaré da Mata, Passira, Salgadinho e Timbaúba).

Em solos nazarenos, com apoio dos TLCistas e padres locais, a semente começou a germinar, e nos anos subsequentes (2012, 2013, 2014 e 2015), novos cursos foram realizados, atingindo mais jovens e novas cidades (Lagoa do Carro, Surubim e Tracunhaém). No total, 5 cursos foram realizados, contando com a participação de aproximadamente 280 pessoas dos 4 setores diocesanos, em sua maioria jovens, jovens adultos e alguns casais, com uma faixa etária média de 17 a 30 anos. Em todos os cursos, contamos com a participação de mais de 10 seminaristas, alguns dos quais já ordenados e em pleno serviço desta Igreja Particular (Pe. Alex, Pe. Dijailson e Pe. Eduardo). Contamos ainda com outros dois padres, que juntamente com Dom Severino, foram peças fundamentais na implantação, na orientação espiritual nos cursos e nas diversas atividades do movimento nas cidades (Pe. Severino João e Pe. Paulo Correia).

Os primeiros frutos desta árvore chamada M.T.L.C. começam a ser colhidos através do serviço permanente a Igreja de Cristo, através da inserção dos TLCistas nas mais diversas atividades pastorais (catequese da primeira eucaristia e crisma, liturgia, música, animação de comunidades, evangelização porta a porta, encontros, missões, grupos de jovens, visitas a presídios e creches, etc.), sempre em comunhão com os padres locais.

Em nível diocesano, o M.T.L.C. conta com o Núcleo Diocesano, formado por 14 coordenadores e 1 casal assitente, que tem por objetivo conduzir e dinamizar as atividades do movimento segundo seus objetivos e finalidades, seguindo sempre os preceitos da fé cristã e estimulando o surgimento de novas lideranças.

Dentre outras atividades, o Núcleo Diocesano é responsável pela realização das Escolas de Vivência Diocesana, que ocorrem mensalmente e reune todos os TLCistas da diocese, com o intuito de partilhar suas vivências, refletir sobre a caminhada e reavivar a espiritualidade.

Adicionalmente, cada cidade, possui sua organização local e sempre que possível realizam suas Escolas de Vivência locais.

Ao longo do ano, o núcleo diocesano em parceria com os TLCistas nas cidades desenvolvem uma série de eventos (Encontros da Amizade, Encontro de Aprofundamento, Jogos, Vígílias) com o intuito de encorajar nossos membros a se engajarem em atividades de evangelização, a reavivarem sua espiritualidade, estreitarem os laços de amizade e a entratem em processo de conversão diária e pernamente, tão necessário na vida cristã. Também prima-se pela participação em eventos diocesanos relacionados a juventude e as demais pastorais, como: DNJ, Festejos do Centenário, Assembleia Diocesana, etc.

Além dos eventos voltados para os TLCistas, ao longo desses 5 anos, realizamos alguns encontros destinados a comunidade diocesana, como: Encontro de Formação de Líderes (Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Goiana – Centro e Setor Praia; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Passira), Encontro de Aprofundamento com a Comunidade (Paróquia de Santo Antônio de Tracunhaém), I TLC em Missão (Paróquia Catedral de Nazaré da Mata). Adicionalmente, por convite Diácono Otácilio, tivemos a oportunidade de contribuir na formação de nossos futuros diáconos, com a oferta e condução da disciplina na Escola Diaconal: “Técnicas de Liderança e Animação Cristã”, no segundo semestre de 2015.

Para esse ano, temos agendados: Encontro de formação de Líderes (Paróquia de Nossa Senhora da Glória – Glória do Goitá, Paróquia de Santa Terezinha - Cumaru), Encontro de Aprofundamento com a Comunidade (Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Salgadinho) e o II TLC em Missão (Paróquia de Nossa Senhora da Soledade  - Lagoa do Carro).

Nossa história é marcada pelo amor, pelo cuidado e pelas orientações do M.T.L.C de Maceió, que nos acompanhou em nossa fase de implantação e continua nos ajudando através da oração e da amizade construida em Deus. Mas, precisamos firmar nossos passos e caminhar... Por isso, já estamos em preparação para a realização do 6º T.L.C. da Diocese de Nazaré, que acontecerá no período de 28 a 31 de julho de 2016, no Centro de Pastoral em Carpina. Além das 13 cidades participantes, contaremos também, com a participação de jovens das cidades de João Alfredo, Vertentes e o Setor Praia (Goiana).

Essa sementinha chamada M.T.L.C. só germinou e se tornou uma arvorezinha,  primeiramente pela força e graça de Deus, com o apoio, as orações e o acompanhamento de tantos leigos e padres de nossa diocese. Agradecemos especialmente, ao nosso querido Bispo Emérito Dom Severino, aos padres Severino João, Paulo Correia e Alex Silva, e ao nosso Administrador Diocesano Pe. Antônio Inácio, que nunca mediram esforços para nos ajudar em nossa implantação, pelas orientações espirituais nos cursos e pela amizade, nascida e edificada em Jesus Cristo!

Temos muitos desafios, muitas terras para ficancarmos nossas raizes e frutificamos, muitas montanhas a serem escaladas, mas somos imensamente gratos a Deus pela oportunidade de podermos servi-lo, e através do nosso serviço, possibilitar o encontro pessoal de tantas pessoas com Jesus!

Somos igreja! E como igreja queremos colocar a disposição de nossa diocese nos dons e nosso serviço, pois acreditamos que juntos somos mais fortes! Juntos, podemos ajudar o Sol a nascer, como diz nosso lema! E só juntos, podemos ir em busca das coisas do alto, Sempre mais Alto!

 

 

Núcleo Diocesano

Movimento Treinamento de Liderança Cristã (M.T.L.C.)

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.