Missão: caminho de encontro

Texto de Apresentação do Calendário Diocesano 2019

“Assim como o Pai me enviou, também

Eu vos envio. Recebei o Espírito Santo!

(Jo 20,21)

A missão não é um meio de manutenção da Igreja, mas caminho de encontro com as pessoas. Uma Igreja que sai, procura e encontra; uma Igreja enviada.

 

Precisa-se abandonar o comodismo pastoral, o imobilismo e o tradicionalismo: “fez-se sempre assim”! Faz parte de um processo dinâmico, aberto, missionário a atenção de ouvir a todos. A Igreja em saída é uma Igreja despojada, de portas abertas: “saída de si próprio para os irmãos e irmãs”.

 

A vida se alcança e madurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Concentrar- se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário. Quem se propõe a ser fermento de Deus no mundo está sempre em busca de respostas que encorajem, deem esperança e novo vigor para o caminho do Povo de Deus.

Todas as estruturas de organização, as comunidades paroquiais, áreas pastorais, setores, pastorais, movimentos, serviços e todas as forças vivas da Diocese sejam envolvidas na ação pastoral orgânica e de conjunto, precisam ter como centro de atenção o Cristo, ponto de partida e de chegada, e ter sempre presente o que o Senhor pede de nós através de sua Palavra e dos acontecimentos. Avancemos na missão com os olhos fixos em Jesus Cristo!

Agradeço o empenho de todos e todas, e peço a Nossa Senhora da Conceição, nossa excelsa padroeira, que anime a todos nós, a fim de que possamos fazer acontecer a Boa Nova de Jesus nesta centenária Diocese de Nazaré.

Nazaré da Mata, 28 de janeiro de 2019

 

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

Bispo Diocesano de Nazaré

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.