I Congresso Eucarístico Diocesano

Foto: Petrônio Santos (Pascom Carpina)

É uma grande graça para esta Igreja Particular a realização do I Congresso Eucarístico Diocesano, com o tema: Eucaristia, vida e missão, e o lema: “Eles O reconheceram ao partir o pão” (Lc 24,35). A vida de Cristo, que alimenta a nossa vida pela eucaristia, torna-nos semelhantes a ele e disponíveis para os outros. Portanto, alimentados com a vida de Jesus, somos impelidos a partir em missão. E mais: a repartir a si mesmo, a própria vida. Quantos cristãos (mártires) – como cidadãos responsáveis – repartiram a própria vida para defender a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados. Repartamos com todos e todas a nossa vida em missão, a exemplo de tantos irmãos e irmãs nestes 100 anos desta Diocese.

Este é o primeiro Congresso Eucarístico Diocesano. Não existe registro escrito comprovando a realização de um congresso eucarístico anterior. Ao celebrar o jubileu centenário de sua criação, esta Igreja Particular quer reunir todas as comunidades em torno do seu Mistério maior que é a Eucaristia. A fé na presença real do Senhor na Eucaristia tem feito nascer, ao longo da história, numerosas manifestações externas e públicas através de congressos eucarísticos, que já levaram multidões a se prostrarem, em adoração, diante do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Importa, neste momento, buscar na Eucaristia um Deus ao alcance de nossas mãos, a fim de que, a partir daí, encontremos o entusiasmo para vivermos bem este tempo de graça que nos é dado experimentar. Que Jesus Eucaristia seja a nossa vida e missão e a nossa fonte de alegria e esperança.

 

Nazaré da Mata, 29 de Julho de 2018

 

 

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

(Bispo de Nazaré)

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.