Dom Francisco Lucena participa da abertura da Campanha da Fraternidade 2017

Dom Francisco Lucena Participa da Abertura da Campanha da Fraternidade 2017

O Bispo Diocesano da Diocese Nazaré-PE, juntamente com os bispos do Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, já estão em Caicó desde da última, quinta-feira (02/03) para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017.

O regional II da CNBB é composto pelas dioceses dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, que somam 21 dioceses. Em Caicó, estão cerca de 18 bispos.

Na tarde e noite desta quinta-feira (03/03), os bispos iniciaram a reunião do Conselho Episcopal Regional, que envolve as 21 dioceses do regional, e no final da tarde foi celebrada a santa Missa no Seminário Diocesano Santo Cura d´Ars. Na manhã desta sexta aconteceu a celebração da santa missa no mosteiro das clarissas celebrada por Dom Fernando Panico, arcebispo emérito do Crato/CE e concelebrada pelos demais bispos presentes em Caicó. À noite, a partir das 19 horas, no Centro Pastoral Dom Vagner, aconteceu o seminário de abertura da Campanha da Fraternidade 2017, que trata dos biomas brasileiros.

Já amanhã, sábado (04/03), às 10h, será celebrada a missa de lançamento da CF 2017, que será celebrada no assentamento Trangola, município de Currais Novos /RN. “É um momento muito importante para nós, bispos, e para toda a comunidade. Além disso, estamos em fraternidade com os cristãos leigos da diocese de Caicó e estamos fazendo o anúncio oficial da Campanha da Fraternidade 2017, que desenvolve um tema bastante importante para a sociedade brasileira”, disse Dom José Luiz, bispo da Diocese de Pesqueira/PE.

A afirmação é do bispo da diocese de Olinda e Recife/PE e presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Fernando Saborido. Ele está desde ontem na Diocese de Caicó para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017 que trata dos biomas brasileiros, especialmente da Caatinga. Em Caicó, a programação consta de seminário nesta sexta-feira, às 19h, no Centro Pastoral Dom Vagner, e missa amanhã na comunidade Trangola, zona rural de Currais Novos/RN.

“Esse ano é muito especial porque estamos com a campanha ecológica, dando continuidade à campanha do ano passado que era a Casa comum, nossa responsabilidade. Dessa vez, vamos tratar dos biomas e vamos dar uma ênfase especial aos dois biomas que estão presentes no nosso regional nordeste II: a Caatinga e a Mata Atlântica. Queremos motivar a comunidade toda a fazer aquilo que é comum a todas as campanha, que é promover o debate com a sociedade”, disse o presidente.

O Brasil tem seu território ocupado por seis biomas (ou áreas biogeográficas) terrestres e um bioma marinho. Os biomas comuns no território brasileiro são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, além do marinho. “Precisamos salvar os biomas do Brasil que estão muito ameaçados. A campanha tem essa finalidade de sensibilizar a sociedade e os próprios governantes para o cuidado com a nossa casa comum que são os biomas”, ressaltou Dom Fernando.

Texto: Marcos Dantas – Pascom da Diocese de Caicó

Carlos Eduardo – Pascom Diocese de Nazaré-PE