Dom Francisco Lucena participará do 26º Curso para Bispos

Terá início na próxima segunda-feira, 23 de janeiro de 2017, a 26ª edição do Curso dos Bispos, tradicional encontro, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro que será realizado no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido. O evento terá como tema principal a "Nova Evangelização". Dom Francisco Lucena, Bispo Diocesano de Nazaré – PE, estará presente. O seu retorno será no próximo dia 28.

Entre os palestrantes, estão: o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Salvatore Fisichella, que abordará a conceituação de Nova Evangelização, o desafio de uma Igreja em saída e o Sacramento da Reconciliação como manifestação da misericórdia divina; o Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, que tratará os desafios relacionados à multiculturalidade, com especial destaque para as questões ligadas ao islamismo; o Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tratará dos desafios evangelizadores no Brasil multicultural; o Cardeal Cláudio Hummes, que abordará os desafios evangelizadores na Amazônia;; e Mons. Eduardo Chávez Sánchez, doutor em História da Igreja, tratará do papel da piedade popular no âmbito da nova evangelização.

O curso foi organizado pela primeira vez em 1990 pelo então Arcebispo, Cardeal Dom Eugênio Sales, como uma forma de proporcionar uma oportunidade de partilha e convivência dos bispos brasileiros.