Catedral Imaculada Conceição

Histórico

 

Em 1790, foi construída uma capela dedicada a São Joaquim, na propriedade de Laranjeiras. Foi nomeado para exercer as funções de Vigário, mediante concurso o Padre Martinho Caetano Pegado, que instalou a freguesia em 1825 na capela de São Joaquim que canonicamente foi elevada à categoria de Matriz. Só em 30 de Abril de 1839, por Lei Provincial nº 75, assinada pelo presidente Francisco do Rego Barros, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Nazaré, extinguindo-se a de Laranjeiras cujo Vigário continuaria como Pároco na nova freguesia de Nazareth.

 

A nova freguesia teve logo depois novo Vigário na pessoa de Pe. Cristóvão de Holanda Cavalcanti . Uma vez instalada a paróquia foi canonicamente elevada a categoria de Matriz a pequenina ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição de Nazaré, construída em terras de Lagoa D'anta. Em pouco tempo a povoação de Nazaré estava muito desenvolvida e como em 1858 esta matriz não mais atendia as necessidades espirituais da população foi construída no mesmo local outro templo pelo missionário Capuchinho, Frei Caetano de Messina.

 

Substituído ao Pe. Cristóvão de Holanda Cavalcanti de Albuquerque assumiu a Paróquia o Pe. Jerônimo José Pacheco de Albuquerque Maranhão que em razão de sua avançada idade teve como ajudante nos trabalhos pastorais o Pe. Zeferino Dornelas Câmara .Quando surgiu a questão religiosa no Estado decorrente da luta entre a Igreja e a maçonaria, governou a paróquia o Cônego Dr. Luiz Ferreira Nobre Pilica.


Encerrando a lista dos primeiros párocos governou a freguesia por quase 25 anos o Pe. Anízio de Torres Bandeira, que após a Proclamação da República em 1889 foi eleito primeiro prefeito do município, que exerceu por poucos meses.

 

A lista dos Srs. Párocos consta com nomes de maior prestígio no cenário Eclesiástico e vai até o Pe. José Nivaldo da Silva, nosso atual Pároco. A Paróquia de Nazaré teve a honra de , em 1918, ser elevada a categoria de sede de Diocese e ter como o nosso primeiro Bispo Dom Ricardo Ramos de Castro Vilela. Desta maneira a Paróquia Catedral Imaculada Conceição de Nazaré esteve sempre presente nos pequenos e grandes acontecimentos da nossa Diocese, contando hoje com 12 comunidades da cidade e das áreas rurais.

© 2016-2018 por Cúria Diocese de Nazaré.