100 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Orobó

No último dia 10 de janeiro do corrente ano a comunidade paroquial de Orobó comemorou o centenário da Paróquia com júbilo, dando graças a Deus pelas realizações e bênçãos.

Desde o dia 10 de janeiro de 2017, a Paróquia de Orobó abriu as comemorações do centenário com o lema: 100 anos, anunciando a Palavra. Assim viveu o ano de 2017 com diversos momentos celebrativos deste centenário aos quais apontamos alguns: a Visita Pastoral Missionária do Dom Francisco Lucena, de 26 a 28 de maio; a comemoração do dia do Catequista em toda a Diocese no dia 27 de agosto; o centenário do Apostolado do Oração desta paróquia que comemorou-se em 17 de setembro recebendo o Apostolado da Oração de toda as paróquias da diocese; concluindo-se com todas as festas dos padroeiros das comunidades refletindo o temário do centenário da Paróquia e da nossa Diocese ao qual na Festa da Imaculada Conceição deu-se início a contagem regressiva ao centenário paroquial.

Assim realizou a Semana das Pastorais e Movimentos com a programação tendo uma semana de preparação ao Tríduo de Celebração dos 100 anos, do dia 02 a 06 de janeiro, as mesmas se reuniram no salão paroquial e realizaram as noites temáticas com o intuito de vivenciar e refletir os 100 anos de vida e missão, anunciando a Palavra. No dia 02/01 teve a Noite Mariana; 03/01 a noite carismática; 04/01 a noite Eucarística; 05/01 a Noite das famílias e no dia 06/01 a noite catequética missionária, sendo cada dia assistida e realizada pelas pastorais e movimentos.

A partir do dia 07 de janeiro deu-se abertura ao Tríduo celebrativo aos 100 anos na Festa da Epifania do Senhor, tendo a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso Bispo Emérito Dom Jorge Tobias de Freitas, refletindo o tema: Paróquia, local da manifestação de Deus.

No dia 08 de janeiro, segundo dia do Tríduo celebramos a Festa do Batismo do Senhor, tendo como celebrante o Pe. José Nivaldo da Silva, filho da terra e Pároco da Catedral, celebrando a Eucaristia dedicada em sufrágio das almas dos Padres e leigos engajados que serviram a esta comunidade e que já estão na casa do Pai.

No dia 09 de janeiro, encerrando o Tríduo, agradecendo a Deus pelas graças e bênçãos tivemos a concelebração eucarística, com o tema: Paróquia, Igreja em estado permanente de missão, tendo como celebrante o Bispo emérito de Petrolina e filho da terra, Dom Manuel dos Reis de Farias, concelebrada pelo Pe. Artur Alexandre, Pe. José Nivaldo e Pe. Vanduy Bione.

Tendo como ápice e término deste 1º centenário paroquial:

Às 06:h – Alvorada Festiva e Repique de Sinos, com também às 12:h e 18:horas.

Às 19:h – Concelebração Eucarística na qual celebrou-se a Dedicação da Igreja Matriz e Sagração do Altar, sob a presidência do nosso Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e concelebrada por Dom Severino Batista de França, OFMCap, bispo emérito de Nazaré, por Dom Manuel dos Reis de Farias, bispo emérito de Petrolina, e por 32 padres (clero, religiosos e de outras dioceses); 22 seminaristas (diocesanos e religiosos) e todo povo de Deus da cidade de Orobó.